Karate Shotokan: O que é? Faixas e Vídeos

Shotokan Mestres

 

Shotokan (松濤館 Shotokan?) É um estilo de karaté, desenvolvido das várias artes marciais por Gichin Funakoshi (1868-1957) e seu filho Gigo (Yoshitaka) Funakoshi (1906-1945). Gichin era nascido em Okinawa [1] e é amplamente creditado com a popularização "karate fazer" através de uma série de manifestações públicas, e promovendo o desenvolvimento de clubes do karaté da universidade, incluindo aqueles em Keio, Waseda, Hitotsubashi (Shodai), Takushoku, Chuo , Gakushuin, e Hosei. [2]

Funakoshi teve muitos estudantes nos clubes universitários e dojos fora, que continuaram a ensinar o karaté após sua morte em 1957. No entanto, os desacordos internos (em particular a noção que a competição é contrária à essência do karaté) levou à criação de organizações- diferente incluindo uma separação inicial entre a Japan Karate Association (encabeçado por Masatoshi Nakayama) eo Shotokai (liderado por Motonobu Hironishi e Shigeru Egami), seguido por muitos outros, de modo que hoje não existe um único "escola Shotokan", embora todos eles suportar Funakoshi de influência.

Como o estilo mais amplamente praticada, Shotokan é considerado um formulário tradicional e influente do karaté não.

Karate Papel parede

 

Segunda definição:

Shotokan também é dito ser o seu Karate moderno Gichin Funakoshi é uma escola de caratê para o fundador de facto da. Gichin Funakoshi, que foi através do "princípio nenhuma escola" não Nanora sua vida escolar, sistema de Funakoshi é comumente referido como Shotokan, Funakoshi é considerada como seu fundador.
Nome da escola, Showa 14 anos (1939 Funakoshi de Tóquio) Toshima derivados do dojo "Shoto-kan" que abriu em Zōshigaya. No entanto, este nome dojo também, originalmente de Funakoshi pseudônimo é derivado-Shoto. Funakoshi, eu estava usando este nome caneta da juventude.
Gichin Funakoshi é renomeado e karatê o Tote, o tipo de nome de idioma de Okinawa foi alterado, como a partir do nome japonês (por exemplo: Ping An ⇒ paz). Atualmente, Shotokan é, 1948 (1948) para Funakoshi de discípulo que fundou a Japan Karate Association (Funakoshi fundador mais alta Normal) liderado por, é dividido em várias facções. Shotokan aprendeu a maioria das pessoas no mundo espalhados por todo o mundo, a partir daqui da Coréia do Sul taekwondo foi derivado.
Do Shotokan Japan Karate Federation tipo especificado são os seguintes.
Tipo de Primeira especificado Misora-dai (Kankuudai) 慈恩 (diona)
Segundo tipo especificado Misora ​​Pequeno (Kankuushou) Tsubamehi (Enpi)
Outro
Paz primeira fase (Heianshodan) - Heian Godan (Heiangodan)
Tecchi primeira fase (Tekkishodan) - Tecchi três fases (Tekkisandan)
Crown (wankan)
Chinte (Chinte)
Cinquenta e quatro passo pequeno (cinquenta Shiho pequeno)
Cinquenta e quatro passo Grande (cinquenta Shiho die)
Iwatsuru (núcleos de câncer)
Meikyo (Meikyo)
Takeshi 鎮 (Souchin)
抜 塞 Grande (Bassaidai)
抜 塞 Pequeno (traje Bassa)
Truncheon (Sitte)
Meia-lua (Hangetsu)
Vinte e quatro passo (Nijuushiho)
Kumote (Soo)
Há 慈 陰 (diino).

 

Etimologia

Shotokan foi o nome do primeiro dojo oficial construído por Gichin Funakoshi, em 1936 [3] em Mejiro, e destruiu em 1945 como resultado de um bombardeio aliado. [4] Shoto (松濤Shoto?), Que significa "pinheiro-ondas" (o movimento de agulhas de pinheiro quando o vento sopra através deles), foi pena-nome de Funakoshi, [5] que ele usou em seus escritos e mensagens poéticas e filosóficas para seus alunos. O japonês kan (館kan?) Significa "casa" ou "hall". Em homenagem a seu sensei, os alunos de Funakoshi criou uma leitura do sinal Shoto-kan, que eles colocaram acima da entrada do salão onde Funakoshi ensinou. [5] Gichin Funakoshi nunca deu seu sistema um nome, apenas chamando-o karate. 

 

Características

Formação Shotokan é normalmente dividido em três partes: Kihon (básico), kata (formas ou padrões de movimentos) e kumite (luta). Técnicas de kihon e kata são caracterizadas por profundas, posições longas que proporcionam estabilidade, permitem movimentos poderosos, e de fortalecer as pernas. Shotokan é considerado como uma arte marcial dinâmica como ele se desenvolve, técnicas anaeróbias poderosos, bem como desenvolver velocidade. Inicialmente força e poder são demonstradas em vez de mais lentas, movimentos mais fluentes. Aqueles que progredir para nível cinto marrom e preto desenvolver um estilo muito mais fluido que incorpora lutando, jogando e alguns aikido -como técnicas, que pode ser encontrado até mesmo em kata básico. [6] Kumite (combate) técnicas são praticadas no kihon e kata e desenvolvido desde o básico ao avançado com um adversário.

 

Filosofia

Gichin Funakoshi estabeleceu a Vinte preceitos de karaté, [7] (ou Niju kun [8]) que formam os fundamentos da arte, antes de alguns de seus alunos estabeleceu a JKA. Dentro desses princípios, com base vinte fortemente de Bushido e Zen, encontra-se a filosofia de Shotokan. Os princípios fazem alusão a noções de humildade, respeito, compaixão, paciência e tanto uma calma interior e exterior. Era a crença de Funakoshi que através da prática do karaté e observação desses 20 princípios, o karateca iria melhorar a sua pessoa. [5]

O kun do Dojo lista cinco regras filosóficas para treino no dojo; buscar a perfeição do caráter, ser fiel, se esforçar para se destacar, respeitar os outros, abster-se de comportamento violento. Estas regras são chamados os Cinco Máximas de Karate. [9] O kun do Dojo é geralmente afixada em uma parede no dojo, e alguns clubes shotokan recitar o kun do Dojo no início e / ou fim de cada classe para fornecer motivação e um contexto para a formação contínua.

Funakoshi também escreveu: ". O objectivo final do Karate reside não na vitória ou na derrota, mas na perfeição do caráter do participante"

 

Treinando Shotokan

 

Os termos comuns

Muitos termos utilizados no karate-tronco a partir de cultura japonesa. Enquanto muitos são nomes (por exemplo, Heian, Gankaku), outros são exclusivos para artes marciais (por exemplo, kata, kumite). Muitos termos são raramente usados ​​na vida diária, tais como zenkutsu dachi, enquanto outros aparecem rotineiramente, como rei. O formulário japonês é muitas vezes retida nas escolas fora do Japão para preservar a cultura de Okinawa e filosofias de Funakoshi.

No entanto, muitas escolas de JKA (Japan Karate Association) filiados Shotokan Karate usada a terminologia completa em uma base diária, oferecendo traduções também. Por exemplo, o KUI (Karate União da Irlanda), utiliza o nome japonês plena e adequada para cada movimento e kata em formação, classificação e competição.

 

Ranks

Posto é usado em karate para indicar experiência, perícia e, em menor grau, a antiguidade. Tal como acontece com muitas artes marciais, Shotokan usa um sistema de cintos coloridos para indicar rank. A maioria das escolas Shotokan usar o kyū / dan sistema, mas acrescentaram outras cores da correia. A ordem das cores varia muito de escola para escola, mas cintos kyu são denotados com cores que em algumas escolas se tornam mais escuras como um estudante se aproxima shodan. Cintos de nível Dan são, invariavelmente, preto, com algumas escolas que usam listras para denotar várias fileiras de faixa preta. Mestre Gichin Funakoshi mesmo nunca concedeu uma classificação mais elevada do que Godan (5º grau do cinturão negro / 5 Dan).

 

Kihon

Kihon básico é a prática de técnicas básicas em Karate Shotokan. Kihon Kata, ou Taikyoku Shodan, foi desenvolvido por Yoshitaka Funakoshi, filho de Gichin Funakoshi, como uma introdução básica ao karate kata. (Yoshitaka também desenvolveu Taikyoku Nidan e Sandan) O kata é composto por reformulações sucessivas do tema da barai gedan - oi tsuki.

 

Kata

Kata é frequentemente descrito como uma seqüência conjunto de movimentos de karatê organizados em uma luta pré-arranjado contra adversários imaginários. O kata é composto de chutes, socos, varreduras, greves e bloqueios. O movimento do corpo em vários kata inclui a intensificação, torcendo, girando, caindo para o chão, e saltar. Em Shotokan, kata é um espectáculo ou uma demonstração, com cada técnica, potencialmente, um golpe mortal (Hisatsu ikken) -enquanto com especial atenção à forma e timing (ritmo). Como o karateka cresce, mais ênfase é colocada sobre os benefícios para a saúde da prática de kata, promovendo a aptidão, mantendo o corpo macio, flexível, e ágil.

Vários grupos Shotokan introduziram kata de outros estilos em sua formação. O programa kata Shotokan inicial é introduzida no livro de Funakoshi Karate-do Kyohan, que é o mestre do texto de karate Shotokan. Dai Nihon Karate-do Shotokai é o representante oficial do Karate Shotokan. Currículo kata do Japão Shotokai é o mesmo que estabelecido em "Karate-do Kyohan", acrescentou equipe de Gigo Funakoshi kata Matsukaze Nenhuma Kon. [10] Quando a JKA foi formada, Nakayama previsto 27 kata como o kata syllabus para esta organização. Ainda hoje, milhares de Shotokan dojo só a prática destes 27 26 kata. O kata JKA padrão são: Taikyoku shodan (às vezes chamado de Kata Kata Kihon ou Kihon, o nome foi descontinuado em alguns dojos Shotokan) (太極初段), shodan Heian (平安初段), nidan Heian (平安二段), sandan Heian (平安三段), yondan Heian (平安四段), godan Heian (平安五段), Bassai Dai (披塞大), Jion (慈恩), Enpi (燕飛), Kanku dai (観空大), Hangetsu (半月), Jitte (十手), Gankaku (岩鶴), Tekki shodan (鉄騎初段), Tekki nidan (鉄騎二段), Tekki shō (披塞小), KANKU shō (観空小), wankan (王冠), Gojushiho shō (五十四歩小), Gojushiho dai (五十四歩大), e Ji'in (慈陰).

Faixas pretas em karate Shotokan

 

Kumite

Kumite, ou brigar (lit. Reunião de mãos), é a aplicação prática de kihon e kata de adversários reais. As formalidades de kumite em karate Shotokan foram instituídas pela primeira vez por Masatoshi Nakayama em que foram formalizados técnicas e regras de sparring básico, intermediário e avançado. [13]

Praticantes de Shotokan primeiro aprender como aplicar as técnicas ensinadas no kata aos adversários hipotéticos por meio de kata bunkai. Kata bunkai então amadurece em controlado kumite. [14]

Kumite é a terceira parte do triunvirato Shotokan de kihon, kata e kumite. Kumite é ensinado em complexidade crescente do novato através blackbelt baixo grau (primeiro-segundo) no intermediário (3o-4a) e avançado (5º em diante) profissionais de nível.

Iniciantes primeiro aprender kumite através de exercícios básicos, de um, três ou cinco ataques à cabeça (jodan) ou corpo (chudan) com o defensor pisar para trás, enquanto o bloqueio e apenas combater na última defesa. Estes treinos usar básicos (Kihon) técnicas e desenvolver um senso de timing e distância em defesa contra um ataque conhecido.

Por volta roxo nível cinto karateka aprender uma etapa de sparring (kumite ippon). Embora há apenas um passo envolvido, em vez de três ou cinco, este exercício é mais avançado porque envolve uma maior variedade de ataques e blocos geralmente os defensores própria escolha. [15] Também requer o defensor para executar um contra-ataque rápido em que os tipos anteriores de treino. Contra-ataque pode ser quase tudo, incluindo greves, garras, e take-down manobras.

Algumas escolas prescrever as defesas, mais notavelmente o Shotokan-Ryu Kase-ha, que usa um de oito etapas, três de bloqueio direcional e atacando padrão, que se desenvolve a partir do nível cinto amarelo até o nível avançado.

O próximo nível de kumite é de estilo livre de sparring de uma etapa (jiyu ippon kumite). Este tipo de kumite, e seu sparring livre-sucessor, foram documentados extensivamente por Nakayama [13] [16] [17] e são expandidas pelo programa estagiário instrutor JKA, para os clubes no âmbito da JKA. Freestyle uma etapa de treino é semelhante a um passo de sparring, mas exige que o karateka estar em movimento. Praticar de sparring de uma etapa melhora sparring livre (jiyu kumite) habilidades, e também oferece uma oportunidade para a prática de grandes contra-ataques (ao contrário de menores contra-ataques). [14] Tsutomu Ohshima afirma que estilo livre em uma etapa de sparring é o mais prática realista em Karate Shotokan, e que é mais realista do que sparring livre. [18]

Sparring livre (ou estilo livre) (kumite jiyu) é o último elemento sparring aprendido. Neste exercício, dois parceiros de treinamento são livres para usar qualquer técnica de karate ou combinação de ataques, eo defensor em determinado momento é livre para evitar, bloco, contador, ou atacar com qualquer técnica de karate. Parceiros de treinamento são incentivados a fazer controlada e focada contato com seu oponente, mas para retirar o seu ataque tão logo superfície de contato tem sido feito. [16] Isto permite atacar uma gama completa de áreas-alvo (incluindo socos e chutes no rosto, cabeça , garganta e corpo) sem preenchimento ou luvas de protecção, mas mantém um grau de segurança para os participantes. Jogando com o parceiro e performativas quedas são permitidos em sparring livre, mas é incomum para jogos de competição para envolvem estendido braços ou rés-do-wrestling, como Shotokan karateka são encorajados a terminar o encontro com um único ataque (ippon), evitando longos períodos de conflito , ou o contacto desnecessário em situações em que pode haver mais do que um invasor.

Kaishu ippon kumite é um exercício de treino adicional que normalmente é introduzido para os graus mais elevados. Este começa de um modo semelhante ao estilo livre de uma etapa de treino; os nomes atacante do ataque ele / ela vai executar, ataques com essa técnica, e os blocos de defensor e contraria o ataque. Ao contrário do estilo livre em uma etapa sparring, no entanto, o atacante pode então ser necessária para bloquear contra-ataque do defensor e contra-atacar. Este exercício é muitas vezes considerado mais difícil do que qualquer um estilo livre de uma etapa de treino ou luta livre, como o defensor normalmente não pode escapar a uma distância segura em tempo de evitar o contador para o contra-ataque. [14]

Kumite dentro do dojo, muitas vezes difere da competição kumite. No dojo kumite quaisquer e todas as técnicas, dentro da razão, são válidos; Socos, golpes de faca da mão, cabeçada, bloqueios, quedas, pontapés, etc. Na competição aplicar certos regulamentos, certas técnicas são válidas, e certas áreas-alvo, tais como as articulações ou garganta, são proibidos. O objetivo da competição é marcar pontos por meio da aplicação de kumite princípios, criando uma atmosfera emocionante e competitiva, enquanto que o objetivo do treinamento kumite no dojo é estar preparado para matar ou incapacitar um oponente em uma situação real.

Tigre Shotokan

 

História

Gichin Funakoshi tinha treinado em ambos os estilos populares de karatê de Okinawa do tempo: Shorei-Ryu e Shorin-Ryu. Depois de anos de estudo em ambos os estilos, Funakoshi criou um sistema mais simples que combinava os ideais dos dois. [5] Ele nunca nomeou este sistema, porém, sempre se referindo a ela simplesmente como "karate". Karate de Funakoshi reflete as alterações feitas na arte por Anko Itosu, incluindo o Heian / Pinan kata série. Funakoshi mudou os nomes de alguns dos kata em um esforço para tornar os nomes de Okinawa kata mais fácil de pronunciar na japonesa de Honshu dialeto.

Em 1924, Funakoshi adotou o Kyu / Dan sistema de classificação eo uniforme (keikogi) desenvolvido por Jigoro Kano, fundador do judô. [20] Este sistema utiliza faixas coloridas (obi) para indicar rank. Originalmente, o karatê tinha apenas três cores da correia: branco, marrom e preto (com fileiras dentro de cada). O sistema de correia original, ainda usado por muitas escolas Shotokan, é:

8 subindo para 4 kyū: branco
3 subindo para 1 kyū: marrom
Primeiro e maior dan: black
Funakoshi premiado com o primeiro primeiro dan (初段; shodan) karate Shotokan classifica para Tokuda, Hironori Otsuka (Otsuka), Akiba, Shimizu, Hirose, Makoto Gima, e Shinyo Kasuya em 10 de abril de 1924.

 

Praticantes Famosos

O ex-campeão do UFC Light Heavyweight Lyoto Machida detém um terceiro dan faixa preta em karate Shotokan, enquanto seu irmão Shinzo detém um quarto dan e seu pai Yoshizo Machida detém um sétimo dan e foi chefe da Japan Karate Association filial brasileira 's. Vitor Belfort também tem uma faixa roxa de Shotokan.

Estrela filme de ação Jean-Claude Van Damme detém uma faixa preta em Shotokan e usou o estilo, quando ele competiu em contato karatê completos competições em 1970 e 1980. Wesley Snipes tem uma faixa preta 5º dan em Shotokan. [21] O ator e filme de ação estrela Michael Jai White também é um praticante de e faixa preta em Shotokan ao lado de outros seis diferentes artes marciais. [22] Bear Grylls [carece de fontes?] e Karate Campeão do Mundo de Luca Valdesi [carece de fontes?] também praticar a arte.

 

Faixas

À baixo estão listadas as faixas do Karate Shotokan:

 

FAIXA BRANCA – INICIANTE

FAIXA AMARELA - 6º KYU

FAIXA VERMELHA – 5º KYU

FAIXA LARANJA – 4º KYU

FAIXA VERDE – 3º KYU

FAIXA ROXA – 2º KYU

FAIXA MARROM – 1º KYU

FAIXA PRETA – 1º DAN

 

 

Vídeos

 

Fontes:
https://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%9D%BE%E6%BF%A4%E9%A4%A8%E6%B5%81
https://en.wikipedia.org/wiki/Shotokan